terça-feira, 7 de maio de 2013



IITB: reforma em prédio gera impasse

Sindicato dos peritos é contra reforma de imóvel com funcionários dentro







        O Sindicato dos Peritos Oficiais de Pernambuco entra hoje com uma ação judicial para interditar o prédio-sede do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB). A ação emergencial acontece um dia após a assinatura da ordem de serviço para a reforma da edificação e foi motivada pela declaração do secretário de Defesa Social (SDS), Wilson Damázio, ao afirmar que o espaço passará pela intervenção sem que o funcionamento da unidade seja interrompido.

        De acordo com o presidente do sindicato, Nilson Alves, desta maneira, os profissionais continuariam convivendo com o risco de contaminação por fezes de pombos. “Porque o nosso maior bem é a saúde. E as fezes dos pombos transmitem meningite. Além disso, tem problemas com urina de ratos, que também são contaminadoras. O risco vai ser enorme não só para os trabalhadores. As pessoas que seguem até a unidade também estarão em perigo”, disparou.

        De acordo com o SINPOF a insatisfação foi pontuada, quando a situação se agravou por causa das fortes chuvas na Capital na semana passada. A estrutura sofreu com infiltrações, vazamento de corrente elétrica nas paredes e problemas relacionados a fezes de pombo, o que dificultava o trabalho dos profissionais. Atualmente, o setor dos arquivos, onde se encontram cerca de 50 milhões de documentos, está interditado. Entre outras atribuições, o IITB é responsável para expedição das carteiras de identidade de Pernambuco.

         Apesar de os funcionários solicitarem que o Governo do Estado providencie outro local para que os peritos continuem trabalhando enquanto a reforma é executada, o serviço será realizado simultaneamente. Os trabalhadores serão apenas transferidos para outras salas do prédio. "Não haverá necessidade de os funcionários se ausentarem do local. O prédio tem capacidade para suportar todos e as salas de reuniões ficarão ocupadas no primeiro momento, enfatizou Wilson Damázio.

              A exposição da situação do prédio do IITB, localizado na rua da Aurora, no Centro do Recife, foi evidenciada pelo SINPOF já há algum tempo, inclusive, através de ofícios ao Governo do Estado e ao Secretário de Defesa Social e nenhuma providencia até as chuvas da semana passada tinha sido tomada.


PROTESTO
Na última segunda-feira os servidores do órgão cruzaram os braços para cobrar uma reforma imediata do prédio, que estaria perecendo com a chuva que caiu no início da semana passada. “Todos os anos enfrentamos esta mesma realidade. Falhas na cobertura fazem com o que a água das chuvas invada todas as salas. Todo o acervo de identificação civil e criminal do Estado está sendo destruído, gerando danos irreversíveis. É um quadro dramático”, denunciou o sindicato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Ficaremos agradecidos se você deixar seu comentário. Lembre-se de manter um bom nível nas suas considerações.Não cercearemos o direito à opinião, mas excluiremos comentários que faltem com o respeito e extrapolem a legalidade. Obrigado!